quinta-feira, 8 de abril de 2010

Graffiti

 Historia Do Graffiti



Pré Historia

              Desde o inicio da existencia humana,na pre historia, o homem jah rabiscava a paredes de cavernas,como nao existia uma linguagem essa era forma de expressao e comunicaçao da epoca.e algumas destas foram transcritas em papiro.






Imperio Romano

    Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravençao, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais,  mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichaçao, que é bem mais controverso. Sendo que a remoção do grafite é bem mais fácil do que o piche.(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)


Norte-americana

       Para que nao aceita essa versao da historia,para os norte americanos o graffiti surgiu em suas periferias  como uma especie de cogido entre membros de gangues,em momentos entre as disputas acirradas entre estas, o graffitti que denominava a qual a regiao disputada pertencia.
Um fato bem interessante que tambem ditou moda no estados unidos, foi apartir do processo de aceitaçao do graffiti ,tornou-se um costume graffitar os vagoes de trens e metros,onde os grafiteiros da regiao se mobilizao em um evento de muita arte; assim uma rotina ,de casa e trabalho, para os passageiros desses meios de transporte,fica mais cheio de vida e cores que influencia em humores e disperta sorrisos.


 Arte ou vandalismo?


      O graffiti norte-americano nao teve um desfeicho ,entre essas disputas de gangues,onde a imagem da violencia sempre esteve presente,representados pelas mortes e mt sangue,pois bem,teve sua imagem marginalizada pela sociedade e pelo proprio comportamento hostil dos que o representavam, dessa forma o graffiti demorou mt a ser aceito pela sociedade,e vivemos isso ate os dias de hoje,por esta pichaçao que fizeram en sua imagem em sua historia passada.

      Porem,nao deixemos apenas as responsabilidades para os mentores da historia que conhecemos,tambem direcionamos aos adeptos que sejem a ideologia da arte hoje,ainda esta sendo vandalizada pelos seus praticantes,a arte urbanda pode ser considerada uma arte,tendo sua imagem tao degradada?
E uma pergunta com varias respostas,mais deixo essa questao em evidencia,para que cada um de nos possamos refleti-la.




Classificaçoes
      Antes de falar sobre as clasificalçoes e importante frisar a divisao do graffiti em duas partes:






          Pichaçao(CHARPI) : e a ''assinatura '',pra deixar claro,nao e a assinatura do grafiteiro pode ser parecida com a do pichador ,o pichador faz uma letras entrelaçadas que quase ninguem consegue identificar,somente ele,greralmente sem nenhum recurso ou beleza,apenas um rabisco;escalam predios ,degradao casas, e marginalizam a imagem da pichaçao e influencia diretamente no graffiti,pos e bem comum vc ver as pessoas chamando um grafiteito de pichador,por esse motivo a a nessecidade de diferenciar.



                                          



             Graffiti:onte esta ligado diretamente o trabalho artistico e que e reconhecido pela sociadeda dessa forma.



                                                   graffiti en sao gonçalo,RJ


O grafitti se ramifica em algumas partes,as principais sao :        


Ttrow-up bomb
E o mais usado,por ser mais economico e rápido,o ttrow-up geralmente é usado nas tags de grafiteiros,lele  e formado por letras engraçadas,gordas,deformadas,este tipo de grafite tambem e reconhecido por vomito,e e facilmente encontrado em muros,predios e trens.

        



                                  graffiti en sao gonçalo,RJ

     Wild Style
           
É um estilo sem definição, mais com muita cor, suas letras são entrelaçadas dificultando a leitura, por isso chama mais a atenção que os outros tipos. 




                                    por leona



     


        Free Style
 Estilo muito louco,ele e bem trabalhado,usá varios materiais,e mistura letras com desenhos,como o nome diz e livre,neste estilo se faz o que quizer.




                                      graffiti en sao gonçalo,RJ


   



    3D
           
Com toda esta modernidade e tudo mais, o 3D é que mais combina com ficção científica, este tipo é o mais trabalhado de todos  os tipos,  muitos  efeitos  de sombra e luz dão uma sensação muito louca quando se olha este tipo de graffiti, a impressão que se tem é de que o desenho não esta no muro, e sim ocupando espaço como toda matéria.







                                                        graffiti en sao gonçalo,RJ






                  Pressuponho que jah iniciamos bem o entendimento sobre o tema,mais essa classificaçao nao precisa ser seguida a rigor,pos isso limita o pensamento e dessa forma a arte so graffiti,tem por seu ideal o free style,ou seja,p estilo livre,fazer o que agradar,ser criativo e chamar atençao para o assunto a ser abordado com um tema social ou nao,e levar a serio o graffiti como uma arte urbana.
   

quarta-feira, 7 de abril de 2010

As artes

           Desde o inicio humanidade ,ate mesmo ja antes da existencia da escrita,a arte era uma das principais formas de linguagem e comunicaçao dos primeiros seres humanos que se começavam a se agrupar em sociedades.Diga-se de passagem que um dos fatos mas marcantes e registrados dessa arte, da epoca, sao desenhos criptografados en rochas e paredes de cavernas(e se repararmos hoje, com a evoluçao dos tempos esses desenhos criptrografados se tranformaram numa arte mais trabalhada e detalhada,presente nos muros de periferias e ate mesmo em grandes cidades:o graffitti que veremos mais tarde).


 Cavernas com criptografia




Graffitti



       Ao passar dos seculos ela continuou tento o seu papel de comunicaçao e tambem começou a evidenciar-se a expressao  de cada artista no que eles faziam,expresando artisticamente o que os reprimiam,desde seus sentimentos mais profundos de amor ,odio e revolta,ate sentimentos de pureza ,prazer e satisfaçao.




Renascimento cultural/Durante os séculos XV e XVI







          Apartir de entao começamos a viajar numa longa aula de historia,onde atraves de suas expressoes e sentimentos começaram a dispertar caracteristicas especificas de  ''idades'',cada idade ,da historia europeia registrada nos livros que temos ,determina as caracteristicas de epoca,o sofrimento de povos,grandes guerras .Contudo, a arte sempre esteve ali modulada pelas caracteristicas de seu meio e servindo de registro real dos acontecimentos de sua epoca.



5 de maio de 1789a 9 de novembro de 1799/Revoluçao Francesa/Obra a libredade guiando um povo/Eugene Delacroix



        Apartir desta introduçao geral,somos transportados diretamente pada os dias de hoje,onde 2.000 anos depois de cristo,pelo calendario catolico europeu,depois de guerras e revoluçoes industriais,,ainda encontramos preconceitos com a arte,coisas do seguinte tema ''arte e para vagabundos'',isso realmente entristece a classe dos artistas.Mais por outro lado quase que simetrico,a uma grande massa que adimiram o feito dos artistas e e essa admiraçao que os da forças pra continuar a fazer o que gosta e, melhor ainda,para que reparem em seu trabalho e que os reconheçam novamente.

       Mas a arte em geral,como forma de espressao tambem e bem abrangente,como a filosofia a poesia,tudo tem suas historias e seus fundamentos a serem direcionados.Ela esta em tudo o que vemos,tocamos,comemos e ate respiramos(arte do criador),a arte e linda e, caracteristica especial que ajuda a deixar o mundo e a vida mais bela e poética, dessa forma mostrando o que temos de melhor e tambem de pior,ela nunca deixará de ter sua essencia,que e força de expressao e a sua comunicaçao.